Aves do Mato Grosso do Sul
Compartilhe
Um dos fatores dessa grande diversidade é a presencia de 4 biomas no estado: Cerrado, Pantanal, Mata-Atlântica e Chaco (presente apenas em Porto Murtinho). Com todas essas transições ecológicas possibilita o Mato Grosso do Sul ter uma rica avifauna, tais como espécies migratórias.
As espécies aquáticas ou relacionadas a ambientes aquáticos representam 18% da comunidade de aves sul-matogrossense e estão concentradas principalmente no Pantanal e na planície de inundação do alto rio Paraná.
Assim o Pantanal abriga as maiores populações de aves aquáticas continentais ocorrentes no Brasil. Para os observadores e fotógrafos de aves, o Pantanal é um destino único com inúmeras oportunidade de registros incríveis. Além de poder conciliar com fotografia de mamíferos como Tamanduá-bandeira, Veados, Lontras, Ararinhas e a rainha do pantanal Onça-pintada.
Também o Estado do Mato Grosso do Sul conta com 18 espécies ameaçadas de extinção em âmbito nacional, sendo 14 inclusas na categoria de vulnerável, três em perigo e uma criticamente ameaçada. Grandes projetos de conservação das aves são realizado no estado, um dos mais conhecidos é Projeto Arara-Azul, que também pode ser vistos nas pousadas pantaneiras e visitar o cento de visitação do projeto em Campo Grande.
De fato o Mato Grosso do Sul é um estado que você precisa conhecer, com toda sua cultura pantaneira, paraguaia, e de diversos estados do Brasil, faz com que você se sinta em casa!